AN.BI: Estratégias para o varejo de sucesso

Uma construtora, um escritório de arquitetura, uma consultoria de negócios ou uma
agência de branding? A empresa An.Bi é tudo isso e muito mais. A arquiteta e urbanista
Camile Antonini e a engenheira civil Gislaine Bittencourt uniram suas competências
para desenvolver um modelo de negócio ímpar que pensa soluções integradas para
o varejo, gerando inteligência de mercado, visibilidade, rapidez e o principal: alta
rentabilidade para o cliente.

Por Stella Bousfield | Fotos Studio Ph De | Produção: Le Lis Garten Shopping e Carmen Co.
Beleza @adrioliveeira_beauty | Veste @ll_gartenshopping | Acessórios @carmenmandco

Camile Antonini

A ARQUITETA QUE CRIA SOLUÇÕES

Quando criança, Camile Antonini, 41 anos, já dava alguns sinais de que tinha uma aptidão natural para a Arquite tura. Para ela, mais importante que brincar com as bonecas, era montar o cenário da brincadeira para as demais colegas se divertirem. Também com este olhar perspicaz e precoce, em vez de ficar atenta aos sermões do padre durante a missa, preferia analisar os detalhes arquitetônicos da Catedral de Joinville, refletindo sobre o que poderia ser melhorado no local.

Na adolescência, o gosto pela Arquitetura dividiu espaço com a Medicina e, para tirar a prova real do que queria como profissão, aos quinze anos estagiou no escritório de um arquiteto amigo da família. O lado criativo falou mais alto, formando-se arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como uma profissional em constante movimento, aos 22 anos passou a atuar em escritórios de arquitetura em Joinville que lhe renderam uma bagagem que a permitiu entrar na restrita indústria de shopping centers. Ao longo de sete anos, trabalhou para os maiores players do mercado na implantação de greenfields e em empreendimentos em operações em todo o Estado.

Em sete anos de atuação, Camile mergulhou no mundo do varejo, detectando algumas carências latentes do mercado. “Eu passei a perceber como este segmento era amador. O shopping exigia dos varejistas que atingissem altos padrões de qualidade, mas eles não tinham a menor ideia de como proceder. E isso me fez pensar: não é possível que não exista uma empresa que faça este serviço”, recorda. Camile enxergou neste gap de mercado uma oportunidade de negócio. Em 2016, ela apostou em sua veia empreendedora. Criou um escritório que desenvolveria projetos para o varejo (arquitetura e branding). Mesmo com sua vasta experiência em obras de grande porte e devido à alta demanda para execução de seus projetos e também de terceiros, se fazia necessário dedicar-se à parte criativa e de planejamento. Era o momento certo para uma sociedade.

Gislaine Bittencourt

A ENGENHEIRA QUE CONCRETIZA RESULTADOS

Assim como sua parceira nos negócios, a engenheira civil, Gislaine Bittencourt, 48 anos, também já deixava claro na infância a área de sua preferência. Montava cidades inteiras a partir de caixinhas de papelão. Na escola, quando questionada sobre a profissão escolhida para o futuro, a resposta era certeira: “Vou ser engenheira para construir pontes, estradas e poder melhorar a vida das pessoas”. O tempo passou, ela esqueceu das preferências infantis e passou a focar no curso de Medicina. Só escolheu Engenharia Civil por insistência da mãe. O destino mostrou que o desejo pelo segmento construtivo corria mesmo em suas veias.

Formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizou estágios e conseguiu emprego logo após a formatura com a certeza de que fez a escolha certa. “Eu me apaixonei pela Engenharia. Eu gosto dos desafios que ela propõe, da racionalidade, do pensamento lógico, que tem tudo a ver comigo”, afirma. E o que mais lhe encanta na área é a materialização do seu desejo de infância: contribuir para o bem-estar da vida das pessoas.

Ao longo de sua carreira, atuou em grandes obras em várias cidades de Santa Catarina, tanto públicas quanto privadas, mas foi só a partir de 2009 que decidiu trabalhar quase que exclusivamente com obras de varejo e, desde então, não parou mais. Já como empreendedora, passou a colocar em prática as obras para os lojistas em shoppings em implantação, foi onde conheceu Camile, e a partir de 2018, resolveu unir forças para criar um projeto surpreendente para a região.

An.BI: A SINERGIA DE NOMES E TALENTOS

A marca é a soma das iniciais An, de Antonini e BI, de Bittencourt, que uniram seus perfis profissionais para criar, há cinco anos, uma empresa para atender uma demanda pouco explorada do mercado de varejo: um ecossistema de serviços para implantação de lojas.

Mais do que apenas uma empresa de arquitetura ou engenharia, a An.BI é uma companhia que oferece um leque de serviços para pequenas lojas e grandes grupos também.

“Nós fazemos todo o estudo de implantação do negócio, analisando desde a melhor localização, fluxo interno, planograma, análise de áreas de retaguarda e vendas, recursos financeiros e público-alvo. Fazemos um mergulho no negócio do cliente. Temos que entender o modo que ele vai oferecer seu produto ao público para propor soluções que funcionem e convertam em vendas. Estudamos todos os detalhes, como cada item do cardápio é preparado e os utensílios necessários. Um móvel no lugar errado pode comprometer todo o funcionamento da cozinha de um restaurante, por exemplo”, complementa Camile. O resultado são negócios que funcionam na prática. “Nossos clientes confiam em nosso trabalho e nos recontratam porque entenderam que a loja deles foi bem assessorada e funcionou, gerando o lucro esperado”, garante.

Conseguindo materializar o que era só uma ideia, a dupla consegue coordenar todo o processo de desenvolvimento do negócio, passando pelo branding, projeto arquitetônico e de engenharia, com execução de todas as etapas da obra. Elas lembram que os serviços podem também ser contratados separadamente, conforme a demanda do cliente. “Há clientes que contratam só branding, outros só arquitetura, outros só obra, e outros o pacote completo”. Sua presença está espalhada em diversos estados do Brasil, sobretudo no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

AGILIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS PROCESSOS

“A nossa intenção é viabilizar o negócio”. A partir desta premissa, as empresárias ouvem e entendem as expectativas do cliente, principalmente quando ele deseja racionalizar os investimentos. “Nós não temos apego em não querer cortar gastos. O importante é que o cliente fature”, comenta Gislaine. Para atingir estes objetivos, elas propõem materiais similares que ofereçam o mesmo aspecto visual, sem comprometer, claro, a qualidade final da obra.

A dupla lembra, porém, que essa racionalização precisa ser inteligente. “Não adianta fazer uma economia que comprometa o produto final. As alterações são pensadas e decididas conjuntamente com o cliente e os arquitetos envolvidos para manter o projeto desejado”.

Como tempo sempre é dinheiro para o mercado varejista, a agilidade é ponto fundamental para as sócias An.BI. “O fator prazo é muito importante para nós. Por isso, sempre que um cliente entra em contato, nós logo perguntamos: qual sua data para inauguração?”, diz Camile. As obras são medidas em semanas, tamanha é a rapidez. Ainda no quesito tempo e dinheiro, ressaltam que obras mais rápidas são mais vantajosas ao lojista, pois inauguram antes e, consequentemente, faturam antes.

Entre os vários embates que ganharam do relógio, destacam uma loja de calçados que foi projetada, demolida e reconstruída em apenas 45 dias para cumprir o prazo de inauguração. No final de 2023, também se superaram no prazo de entrega: em apenas 18 dias, entregaram uma loja de açaí para não perder o movimento do verão. “Se a loja não fosse entregue, o proprietário iria perder as vendas do fi m de ano. Nem a franqueadora acreditou que iríamos superar os desafios, mas nós conseguimos”, declara Gislaine. Quando lembram de tudo o que já fi zeram para atender os desejos do cliente, um case não poderia ficar de fora: a Dona Torta Cafeteria, localizada no Garten Shopping, precisou ser reformada sem fechar as portas para o público. “Nós fizemos todo o projeto e planejamento para conduzir a obra inteira sem prejudicar o andamento dos serviços no café. Foi bastante desafiador e o projeto é um dos destaques de nosso portfólio”, orgulham-se.

O UNIVERSO DOS SHOPPINGS

Parte dessa agilidade se deve à experiência que Camile e Gislaine conquistaram em seus mais de quinze anos de atuação no universo varejista, principalmente em shoppings. Conhecendo suas normas e exigências, elas desenvolveram uma metodologia de trabalho que permite obras limpas e ágeis, contando com fornecedores com quem têm convivência há mais de quinze anos e mão de obra qualificada. “Nossos profissionais são selecionados, certificados e atendem a todas as normativas exigidas pelos grandes empreendimentos”, ressalta Gislaine.

A dupla é unânime em afirmar que as obras fluem no prazo por contar com a dedicação de uma equipe de alto perfil técnico, solucionador e multidisciplinar. “Tudo tem que ser muito assertivo. Entregamos lojas muito bonitas, mas temos que lembrar que tem muito trabalho por trás de cada uma delas. A beleza é só a cobertura do bolo”, considera Camile. Justamente por essa razão, a marca da empresa traz uma mão como ícone, remetendo à maestria de uma orquestra. “Como os prazos são curtos, tudo tem que funcionar muito bem. É realmente uma orquestra onde nenhum músico pode falhar”. A orquestra An.BI conta com 14 integrantes, entre arquitetos, engenheiros e designers que têm em comum o perfil de amar o que faz, se adaptar à agilidade inerente ao negócio e ter espírito solucionador. “Eu tenho certeza de que os melhores profissionais estão aqui dentro”, elogia.

O FUTURO DO VAREJO

“Parte de nossas atividades envolve um olhar constante para as tendências de varejo e de comportamento de consumo. O varejo on-line exige que se entenda que as pessoas não vão às lojas porque precisam, mas sim porque querem. Ele oferece meramente transações comerciais, frias e objetivas. É no varejo físico que imersões, momentos e relacionamentos são criados. Aqui, o design estratégico entra como protagonista nessa redefi nição. É crucial criar atmosferas envolventes, narrativas e impressões duradouras, verdadeiros locais de destino. Para isso, novos formatos estão surgindo: lojas LAB, lojas galerias e lojas de teste são alguns deles. O futuro do varejo físico está em criar locais que vão muito além do vender. É necessário construir espaços que ativem e criem permanência e conexão”.

MULHERES NA LIDERANÇA

As sócias combinam estilos diferentes de liderança. À frente da administração, financeiro e execução das obras, Gislaine faz o tipo mais controladora. “Minha atividade demanda muito controle dos processos e antecipação das ações. A cadência entre os envolvidos é fundamental”. É ela quem planeja e coordena o acompanhamento das obras, que na maioria das vezes, acontecem dentro de shoppings, exigindo também uma rotina noturna de trabalho. “Eu já passei muitas madrugadas resolvendo questões de obra”, comenta. O ritmo exige uma agenda diferenciada do seu dia, que começa às oito horas da manhã. Depois da passagem obrigatória pela academia para desestressar do ritmo intenso da semana, a sua atuação se estende do meio dia até à noite. Quando não está criando soluções para os clientes, Gislaine conta que passa seus melhores momentos ao lado do namorado, Rodrigo Fentzlaff. “Ele é um super parceiro, entende a loucura do meu dia a dia e me dá um suporte extra emocional”, confessa.

Camile se conecta ao negócio de uma forma diversa. Ela se autointitula como uma profissional polinizadora cruzada, que interliga todos os envolvidos e etapas do processo em prol de um resultado comum. Equipe interna, fornecedores, clientes, equipe técnica dos shoppings e equipe dos próprios lojistas, todos precisam estar na mesma página, cada um na sua atividade e no tempo certo. “A expectativa e os prazos curtos geram muita tensão, e é necessário muito jogo de cintura”, afirma.

Sua rotina inclui acordar cedo, geralmente às cinco horas da manhã, para se dedicar ao Triatlo. Quando chega em casa, sua atenção se volta ao filho Antônio, de doze anos, com quem adora dividir momentos na cozinha. “Ele me observava cozinhando e começou suas experiências aos seis anos, querendo fazer suco de laranja. De lá pra cá, anos se passaram e receitas também. Hoje em dia, ele já faz hambúrguer, ovos Benedict e pasta fresca à carbonara. Esse é o nosso momento”, brinca.

COMPROMISSO COMPROVADO PELOS CLIENTES

Confira alguns parceiros que assinam embaixo quando o assunto é competência, experiência e dedicação ao varejo.

The Best Açaí, em Araquari

“A Gislaine e a Camile foram muito prestativas. Visitaram conosco os lugares onde gostaríamos de implantar a loja, nos dando todas as informações necessárias. Elas foram muito efi cientes, reformulando até mesmo o projeto inicial da franquia. Só tenho a agradecer à efi ciência delas”.

Adriane Muckler | The Best Açaí

“Nossa obra foi concluída no tempo recorde de 18 dias, fazendo com que a própria franquia não acreditasse na qualidade ímpar de entrega da obra, sem contar todo o cuidado que a Gislaine e a Camile tiveram com o projeto e execução. Em vários momentos elas nos acalmaram, mostrando que tudo estava dentro do cronograma e que o resultado final sairia conforme esperado. Com toda a certeza do mundo, fizemos a escolha certa: escolhemos a An.BI”.
Canesso | The Best Açaí

Ambiente Go Coffee

“Realmente, as meninas têm um grande diferencial. São muito prestativas, se dedicam de alma e fazem acontecer. Estudam o que é melhor para o projeto, dão muitas ideias. Eu e a Joice amamos o trabalho delas. Com certeza, elas estarão presentes em nossos próximos projetos“.

Fernando e Joice Zirbel | Dona Torta e Casa Olga

“Um dos diferenciais da empresa é possuir um pacote completo de serviços de arquitetura e engenharia, por um preço justo de mercado, nos apoiando desde a etapa de levantamento, passando pelo projeto arquitetônico, orçamentação, até o gerenciamento e a execução das obras. A An.BI se destaca ainda pelo atendimento próximo, pelo profissionalismo, velocidade nas respostas e pelo cumprimento dos prazos. Por fim, vale destacar a experiência da An.BI tanto na execução de lojas de rua como em lojas dentro de shopping, sendo assim um parceira perfeita para o nosso tipo de operação. Certamente, a continuidade da nossa expansão pelo estado de Santa Catarina continuará contando com apoio da An.BI”.

Thiago Almeida | Belshop

EXPANSÃO NO MERCADO

Após um reaquecimento do mercado, 2024 começou com força total para a empresa An.Bi. “Para este ano, temos uma previsão de crescimento na área em que atuamos e também estamos aumentando o leque de serviços. Outro ponto é a capacitação e o desenvolvimento de fornecedores e da equipe interna. Isso nos traz uma solidez maior, um maior domínio na entrega e nos prazos também”, explica Gislaine. Serviços de bolso, de rápida duração, e outros mercados para além do varejo tradicional também estão sendo conquistados.

E é assim, com determinação e planejamento, que esta dupla de empresárias vem transformando o mercado varejista, entregando soluções criativas, lucrativas e surpreendentes, profissionalizando o setor de implantação de lojas com muita seriedade, qualidade e transparência.

Prancheta 3 copy.pngONDE ENCONTRAR:
Rua Conselheiro Arp, 62 – América
(47) 3439-4598
Instagram: @somos.anbi
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